domingo, 2 de junho de 2013

GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA

Sejam bem vindos ao nosso blog destinado a refletir e entender como funciona a Gestão democrática nas escolas publicas.


Gestão democrática na escola 

  Gestão democrática, gestão compartilhada e gestão participativa são termos que, embora não se restrinjam ao campo educacional, fazem parte da luta de educadores e movimentos sociais organizados em defesa de um projeto de educação pública de qualidade social e democrática. Apesar de as lutas em prol da democratização da educação pública e de qualidade fazerem parte das reivindicações de diversos segmentos da sociedade há algumas décadas, essas se intensificaram a partir da década de 1980, resultando na aprovação do princípio de gestão democrática na educação.
  A construção da gestão democrática implica luta pela garantia da autonomia da unidade escolar,participação efetiva nos processos de tomada de decisão, incluindo a implementação de processos colegiados nas escolas, e, ainda, financiamento pelo poder público, entre outros.




  A gestão democrática é entendida como a participação efetiva dos  vários segmentos da comunidade escolar, pais, professores, estudantes e funcionários na organização, na construção e na avaliação dos projetos pedagógicos, na administração dos recursos da escola, enfim, nos processos decisórios da escola. Portanto, tendo mostrado as  semelhanças e diferenças da organização do trabalho pedagógico em relação a outras instituições sociais, enfocamos os mecanismos pelos quais se pode construir e consolidar um projeto de gestão democrática na escola. 

  A democratização da gestão é defendida enquanto possibilidade de melhoria na qualidade pedagógica do processo educacional das escolas, na construção de um currículo pautado na realidade local, na maior integração entre os agentes envolvidos na escola – diretor, professores, estudantes, coordenadores, técnico-administrativos, vigias, auxiliares de serviços – no apoio efetivo da comunidade às escolas, como participante ativa e sujeito do processo de desenvolvimento do trabalho escolar. 

Conselho escolar funciona como uma importante ferramenta na gestão democrática

  O Conselho Escolar tem a função de contribuir para que a escola cumpra a sua função social, que é educar, construindo cidadãos conscientes e participativos. E, dessa forma o Conselho Escolar se torna um dos principais instrumentos para que as escolas tenham uma Gestão Democrática.
 O Conselho Escolar é um órgão colegiado, com poder de deliberar as decisões tomadas pelo conjunto. É um espaço coletivo, onde os diferentes segmentos da comunidade escolar (professores, alunos, funcionários, pais e a comunidade) estão representados e têm voz e voto. É uma instância que busca soluções, sendo também local de reflexão séria e rigorosa, onde se devem evitar ações sem fundamentos, ou posições preconceituosa.

Entenda como o conselho escolar e fundamental para a formação da Gestão escolar.



ELEIÇÕES PARA DIRETORES

  












  As discussões acerca das modalidades de escolha de diretores escolares no Brasil vêm, a partir da década de 1980, adquirindo papel significativo nos estudos realizados pelos pesquisadores interessados na democratização da educação e da escola. Entre esses estudos, situam-se aquelas abordagens que indicam que a modalidade de escolha influencia no processo de democratização da gestão escolar.

 As eleições diretas para diretores, historicamente, têm sido a modalidade considerada mais democrática pelos movimentos sociais, inclusive dos trabalhadores da educação em seus sindicatos. Mas ela não está livre de uma grande polêmica. A defesa dessa modalidade vincula-se à crença de que o processo conquista ou retoma o poder sobre os destinos da gestão. A eleição direta tem sido apontada como um canal efetivo de democratização das relações escolares. Trata-se de modalidade que se propõe valorizar a legitimidade do dirigente escolar como coordenador do processo pedagógico no âmbito escolar.

Atribuições do gestor eleito: Compreender a natureza da organização e o funcionamento da educação escolar, os princípios e diretrizes da administração pública incorporando-as à prática gestora, suas relações histórico-cultural e com o desenvolvimento humano, bem como a gestão do sistema escolar, seus níveis e modalidades de ensino. O gestor precisa acompanhar e avaliar o desenvolvimento da proposta pedagógica e os indicadores de aprendizagem, com vista a melhoria do desempenho da escola, com participação e democracia. 










Referências

LIBÂNEO,José C.et.al. Educação Escolar :politicas,estrutura e organização.São Paulo:
Cortez Editora 2003.

TEXEIRA. A.S. Educação é um direito.São Paulo:Ed.nacional,1967

www.google.com.br/imagens

www.yotube.com.br




Trabalho Gestão democrática UNOPAR
Das Alunas :EDNA ALVES DA SILVA
                      LUCIARA J. DOS SANTOS
                      LYDIANNE SANTANA MARTINS
                      MARIA DAS GRAÇAS DA S.M.
                      YARA FERREIRA DAS NEVES

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